A activista norte-americana, Marcella Sali Grace, foi violada e morta em Oaxaca-México

Oaxaca de Juárez, Oaxaca.
Quinta-feira 25 de setembro 2008
Justiça para nossa irmã Marcella Sali Grace!

Irmãos e irmãs

Nossos corações estão cheios de tristeza e raiva porque nossa irmã Sali foi estuprada e assassinada brutalmente a 20 minutos de San José del Pacífico e até o momento a procuradoria de Oaxaca, como é de costume, não está fazendo nada apesar de existirem testemunhas que fornecem indícios para identificar os responsáveis.

Marcella Sali Grace naceu nos Estados Unidos, com um coração grande e solidário com as causas justas; tinha muitas amigas e amigos porque sempre estava disposta a ajudar, assim como com seus dotes de artista pintava uma manta ou uma parede, ou dançava sua dança árabe para conseguir fundos para a luta, ou fazia seus shows com bandas punks, ou dava seus cursos de defesa pessoal para mulheres pois conhecia muito bem como os homens as assediam. Essa era uma de suas lutas: para que as mulheres fossem livres e respeitadas. Sali estava tão comprometida com a luta que foi observadora internacional de irmãos e irmãs que estão sendo hosilizadas pelo mal governo de Ulises Ruiz Ortiz.

Desgraçadamente nesse 24 de setembro foi encontrado o corpo de uma mulher com as características físicas de Sali, em uma cabana desabitada a vinte minutos do povoado de San José del Pacífico, quando um habitante foi alimentar alguns cachorros que viviam ali, e lhe impressionou um odor fétido que provinha de tal cabana. Foi quando avisou às autoridades municipais. Foi feita a busca do corpo, que se encontrava já em decomposição; depois de tal empreitada, nenhuma informação mais foi dada à população.

No dia anterior foi dado um aviso à companheira Julieta Cruz (que tinha conhecimento que Sali se dirigia para tal lugar), que uma jovem estrageira se encontrava no anfiteatro de Miahuatlán, para aonde ela se dirigiu e reconheceu o corpo de Sali devido a suas tatuagens, já que seu rosto estava irreconhecívei. A companheira supõe que devido a queimaduras (pois não se explica por que o resto do corpo tem danos visivelmente menores). Quanto pedimos o número do processo nos foi negado, assim como os resultados da necrópsia, argumentando que por não sermos familiares da pessoa não poderíamos ter acesso a nenhuma informação.

Devido ao trabalho solidário com a luta popular do povo de Oaxaca, de outras lutas do mundo e contra o racismo na fronteira do México com os Estados Unidos, em diversas ocasiões e a diferentes pessoas, Sali comentou que em Oaxaca, datas recentes sofreu perseguição política e vigilância. Isto nos faz pensar que seu covarde assassinato tenha relação com a repressão generalizada aos movimentos socias e dirigida particularmente a observadores/as internacionais. Por isso mesmo não descartamos que os mentores do crime sejam os mesmos que ordenam a repressão contra o povo de Oaxaca que luta por justiça e liberdade.

Frente a estes atos sangrentos, e pela brutal crueldade que fizeram à companheira Sali, não deixamos de lado que pode ser uma clara mensagem dirigida a todo o povo de Oaxaca, assim como aos companheiros solidários de diferentes partes do mundo; isto dizemos baseado nas recentes notícias que estão circulando a nível nacional e internacional, que ‘os appistas que mataram o jornalista norte-americano Bradley Roland Will’ e como não existe justiça em Oaxaca, nos preocupa a distorção da informação que poderia interferir na busca de uma verdadeira justiça para nossa companheira e a já evidente lentidão burocrática com que estão tratando o caso as autoridades atualmente implicadas na investigação.

Ante estes lamentáveis fatos EXIGIMOS:

  • Agilização imediata das investigações.
  • O esclarecimento imediato dos fatos.
  • Castigo a assassinos e mentores intelectuais.
  • Justiça para nossa irmã Marcella Sali Grace!
  • Basta de assassinatos, violência e ódio contra as mulheres que lutam por justiça!
  • Pedimos sua adesão (no endereço eletrônimo indicado) a essa exigência de justiça e para integrar as atividades urgentes para exigir o esclarecimento de tais covardes fatos.

Correo-e: rebeldiasentrelazadas@yahoo.com
Información: (01 951) 5178190 CIPO

Assinam:

  • Encuentro de Mujeres Oaxaqueñas “Compartiendo Voces de Esperanza”
  • Colectivo Mujer Nueva
  • Consejo Indígena Popular de Oaxaca Ricardo Flores Magón
  • Voces Oaxaqueñas Construyendo Autonomía y Libertad
  • Colectivo Tod@s Somos Pres@s
  • Encuentro de Jóvenes en el Movimiento Social Oaxaqueño

Recebemos a sua mensagem. Se necessário, responderemos em breve!

Web: www.sof.org.br
Tel: (11) 3819-3876
_______________

Enlace relacionado:

Mexico.indymedia.org/spip.php?article91

Deixa un comentario

YouTube
YouTube
Instagram
Telegram