Porque é de Justiça!!

*Texto da Rede Transfeminista Galega*

Cada 28 de junho em muitas vilas e cidades do mundo saimos para nos visibilizar, sabendo que a comemoração é um reconhecimento aquelas e aqueles que, a modo de próceres, lutaram e semearam lutas imorrentes.

São imorrentes pois, com certeza, a realidade é pertinaz e, as vezes, é hostil. Sim, também aqui, na nossa mátria, nas nossas ruas e corredoiras, nas praças e nas escolas, nas empresas e nas administrações.

Somos minorias dizem-nos. Somos maioria, maioria qualificada. Temos uma herança de bagagens e estratexas aprendidas nos aquelarres das nossas reuniões e festas.

Não queremos tolerância.

A tolerância é um exercício burgués que se significa de uma posição desigual, onde uma pessoa ou grupo se pressupõe em maior altura e concede uma convivência pautada desde esse posicionamento.

Os nossos direitos são esixíbeis, são cerne do nosso activismo e requerímo-los por justiça e dignidade.

Justiça que não se atinge nas legislações, ainda que verdadeiro é que estas devem ser preventivas das situações de risco e agressões.

São exigíveis e exigímo-los desde as barricadas que supõem as lutas antes parcializadas, agora intercomunicadas, desde a soridade de autoreconhecer-nos feministas, pois percebemos em carne própria as agressões do patriarcado, para nós evidenciado no heteropatriarcado. Desde a solidariedade com as precárias, pois só é de interesse a nosso luta em consciência de classe operária.

Pois todas somos imigrantes. De contínuo se nos estão a pedir os “papéis”, e recebemos ordens de expulsão.

Somos imigrantes no heteropatriarcado, no capitalismo, na crise, na colonização espanhola,…

Vindicamos justiça, não só a que venha da mão desse ente abstrato e insultantemente anónimo da figura do legislador.

Queremos não a normalidade como homogeneização dos nossos ethos, das nossas vidas, senão no partilhar tempos e espaços na cotianidade.

Somos beligerantes, lutadoras, aguerridas defensoras dos nossos direitos.

Porque é de Justiça!!

Deixa un comentario

YouTube
YouTube
Instagram
Telegram